quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

A Dor de Ser "Actor"

"...A Depressão não é tristeza, é uma doença que carece de tratamento...é um transtorno psiquiátrico. Pode afectar um indivíduo durante o dia todo, quase todos os dias, durante um período de pelo menos dois anos..."

Acrescento ainda que, haverá pessoas mais propensas a sofrê-la por diferentes razões (sociais, traumáticas...)

No entanto, julgo ainda que, podemos utilizar o verbo "deprimir" em elocuções que exprimam profunda tristeza:

"Estou a ficar deprimido com este cenário arrasador."
(Não sofro de uma doença crónica, mas posso atingir um pico muito acentuado de tristeza).

Nesta ordem de ideias, para além da perda de um ente querido, o que mais me "deprime" é a Solidão quando estamos socialmente rodeados por demasiadas pessoas. Socialmente condicionados a aturar a má companhia dos outros.

O excesso de "companhia" contamina-nos e afecta-nos com experiências/ideias indesejáveis. Consome-nos, desgasta-nos, isola-nos e entristece-nos.

Exige-se ao Eu que deixe de ser Eu. 

O Eu é obrigado a fingir ser Eu + "tudo o resto que se espera que o Eu seja".

Sem comentários: